Análise de dados
Para a disciplina EDC 287 eu e a turma estamos analisando dados de uma pesquisa realizada em escolas públicas a respeito de práticas pedagógicas e o uso de tecnologias. Estamos analisando as respostas dos gestores e alguns fatores chamam atenção. Por exemplo, as tecnologias da informação e comunicação (TIC's) que têm ampla implementação nas escolas são televisão, computador, projetor, DVD, internet, som e TV pendrive, enquanto que gravadores de som e lousa digital estão menos presentes nos espaços educativos visitados. Uma reflexão que ficou após realizar a entrevista em uma das escolas foi com relação à maneira que as tecnologias são inseridas no contexto escolar. No decorrer das perguntas era possível perceber que o entrevistado referia que as utilizavam mais como complemento, usando vídeos e slides, assim, como foi discutido no tópico de imagem e simulação. A medida que analisarmos a pesquisa de maneira mais uniforme teremos uma visão mais completa a respeito das práticas pedagógicas e tecnologias nas escolas pesquisadas.
Infelizmente ainda persistem as práticas que tomam as tecnologias como ferramentas, complemento, assessório e não como ambientes desencadeadores e produtores de conhecimento. Mas para isso precisamos de formação dos professores que vá além das possibilidades instrumentais dessas tecnologias.
ResponderExcluir