Afinal o blog  se constitui como uma ferramenta e pode ser utilizada no âmbito educacional?

Na primeira postagem que fiz, discorri um pouco sobre as relações sociais diante da nossa imersão no mundo da internet. Dessa forma, pensando no espaço que essas redes podem ter no ambiente escolar vou articular alguma ideias sobre o uso dessa rede, o blog, como instrumento educacional. 
Assim, retomo a pergunta, o blog  se constitui como uma ferramenta e pode ser utilizada no âmbito educacional? Antes de mais nada precisamos entender que o blog não simboliza apenas uma ferramenta ou mais uma rede social, ele simboliza um ambiente em que se pode construir conhecimentos, assim como outras formas de uso da mesma. Portanto, o uso do blog por um professor,  por exemplo, gera a oportunidade dele fazer um "brain storm" dos conteúdos a serem trabalhados e pouco a pouco moldar essas ideias, compartilhando os conhecimentos construídos aos seus alunos. Essa é a grande vantagem da escrita no digital, nela é possível refletir escrever e dar nova forma sempre que o autor vê necessidade. Como há possibilidade de construir novos conteúdos o blog não se constitui apenas como uma ferramenta. No que se refere a seu uso na educação pode-se afirmar que é um instrumento muito interessante e que pode ser usado tanto pelos professores quanto pelos alunos, pois possibilita uma construção de conhecimento até mesmo fora da sala de aula. Assim, o blog pode se tornar um meio de discussão mais acessível e talvez mais fácil de se estabelecer uma identidade com os alunos, por ser um ambiente digital, proporcionando também mais interação com a turma. Como propostas educativas não são receitas, vale ressaltar que é necessário perceber de acordo com os alunos o tipo de atividade mais adequada para eles.

Comentários

  1. Olá Thais, bacana tua percepção de que não há receitas, que é preciso se apropriar dos ambientes para poder criar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o contexto e os grupos sociais com os quais trabalhamos. O blog, por possibilitar a autoria, nos dá essa possibilidade. Aproveite você também essa ambiência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog